Arquitetura e hospitais especializados

Arquitetura e hospitais especializados
Arquitetura e hospitais especializados
Arquitetura e hospitais especializados
Arquitetura e hospitais especializados
Arquitetura e hospitais especializados
Arquitetura e hospitais especializados

As últimas décadas foram de muitas mudanças na área da saúde. O que antes se restringia à profissão “médico” ganhou especialidades e até subespecialidades, aprimorando o atendimento e gerando profissionais com maior capacitação. Esta tendência seguiu para os hospitais. Antes eles eram divididos em hospitais para procedimentos de baixa, média ou alta complexidade e equipados para tal. Hoje, além destas especificações, temos hospitais focados em uma única especialidade. Este é o caso do Hospital de Olhos Londrina, inaugurado este ano.

Focado exclusivamente na oftalmologia, o local foi projetado pela Pró-Saúde em parceria com o escritório CF Arquitetura, responsável pelo projeto de interiores. “O hospital atende todas as necessidades de um local focado em procedimentos cirúrgicos e a laser, tendo como diferencial o fato de atender exclusivamente procedimentos oftalmológicos. Toda a estrutura do centro cirúrgico, desde os espaços até a tecnologia, é focada nesta especialidade”, diz Eduardo Nishitani, arquiteto da Pró-Saúde.

A obra tem detalhes tecnológicos que facilitam o dia a dia dos cirurgiões, elevam a segurança e trazem, ao mesmo tempo, um ar de modernidade ao local. “As portas de acesso ao centro cirúrgico são abertas por sistema de sensores acionados pela palma das mãos, o mesmo usado para abrir as torneiras do centro cirúrgico. Isso evita o contato da mão com o ambiente e, consequentemente, uma das formas de contaminação no ambiente hospitalar”, cita Mariana Dias, também arquiteta da Pró-Saúde.

O piso utilizado no centro cirúrgico é o vinílico condutivo, que atende às mais altas exigências do segmento, evitando descargas eletrostáticas, de modo que o risco de mau funcionamento ou desconforto do equipamento durante as cirurgias seja drasticamente reduzido, garantindo também a segurança do paciente. A mesa cirúrgica pode ter sua direção movida por sistema eletrônico, mudando de angulação, o que traz facilidades para o cirurgião. “Além disso, o sistema de ar-condicionado foi projetado obedecendo todas as normas de segurança da Anvisa. A climatização deste ambiente tem várias normas a serem seguidas para garantir as condições necessárias da qualidade do ar bem como o fluxo do mesmo visando a segurança com um sistema exclusivo de filtragem”, completa Eduardo

As saídas de emergência possuem portas largas e de fácil acesso. “O hospital fica dentro de uma galeria comercial e tem saídas facilitadas em caso de urgência. Toda a sinalização facilita o processo, além das portas estrategicamente posicionadas. A porta de saída do centro cirúrgico está no mesmo corredor da saída da clínica, sendo fácil e rápido de ser usada em uma emergência médica ou em caso de incêndio” diz Mariana.

Em caso de uma emergência e a necessidade de transportar o paciente para um outro hospital, o projeto prevê uma saída rápida do centro cirúrgico, com portas largas e rota de saída já prevista pela área comercial do prédio e conduzido até a saída principal, onde uma ambulância estará aguardando o paciente.

Salas de recuperação completam a estrutura, que tem ainda espaço para exames oftalmológicos. “Hospitais especializados já são uma realidade atual, crescendo vertiginosamente conforme a ciência avança e nos garante tecnologias cada vez mais direcionadas. Eles são projetados exatamente para especificidades da medicina, sendo mais efetivos e seguros. Eles minimizam intercorrências como infecções hospitalares quando públicos específicos não são misturados entre si”, conclui Eduardo.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://prosaude.arq.br/wp-content/uploads/2018/03/interna-fundo.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 370px;}