Arquitetura hospitalar eficiente

Funcionalidade e beleza, segurança e atendimento humanizado, fluxo interno e externo em harmonia. Muitas são as exigências de um estabelecimento de saúde e cada vez mais cresce a atenção para a importância de um ambiente que propicie a melhora e plena recuperação do paciente, tendo a segurança, a eficiência e a obediência às normas como base de tudo isto.

“A arquitetura hospitalar tem como desafios atender às crescentes exigências do setor, incluindo necessidades dos profissionais da área da saúde e dos pacientes, projetando espaços funcionais, aconchegantes, seguros e com flexibilidade para seguir se adequando às exigências do setor que não param”, diz a arquiteto da Pró-Saúde Ana Lúcia Bagatin.

A palavra-chave é soluções! A arquitetura hospitalar vem para oferecer soluções de fluxo, segurança, humanização e flexibilização, pensando em projetos arquitetônicos que sejam eficientes tanto no curto como no longo prazo. “Hospitais têm plantas que se atualizam numa agilidade muito grande. Por isso, as estruturas devem ser pensadas para que a edificação não fique estagnada. Projetar atualizações e até a expansão de um hospital é tarefa da arquitetura hospitalar eficiente”, completa.

A atenção começa na estruturação do espaço, definindo áreas e suas dimensões e localizações, e segue até o acabamento. “Um hospital precisa ser constantemente higienizado, há locais de grande circulação de pessoas. É fundamental, por exemplo, utilizar materiais de acabamento e revestimento de fácil manutenção e limpeza”, cita a arquiteta.

A sustentabilidade também é outro quesito que ganhou força na arquitetura moderna e eficiente. Projetar espaços que potencializem os recursos naturais, como a luz do sol, possibilitam economia financeira e também refletem preocupação com o meio ambiente. “Água e energia, aquecimento e resfriamento de ambientes são exemplos de recursos que podem ter seu uso feito de forma inteligente”, pontua Ana Lúcia.

Há várias outras ferramentas utilizadas na arquitetura hospitalar, como estudo do fluxo de pessoas, projeto de instalação para áreas sujas e limpas de um hospital, layout de fachada. Em conjunto, estes conhecimentos elevam a eficiência, a beleza e a qualidade do serviço prestado em um hospital.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://prosaude.arq.br/wp-content/uploads/2018/03/interna-fundo.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 370px;}