Edificação eficiente traz economia perene

Não são apenas pessoas que podem melhorar sua eficiência e performance. Uma edificação pode – e deve – ser eficiente. Quando pensamos em uma construção inteligente, isso passa por questões de sustentabilidade e também de consumo eficiente de energia e água, bens que usamos rotineiramente e que podem ser melhor aproveitados quando se utiliza dos conhecimentos da arquitetura.

A arquiteta Ana Lúcia Bagatin destaca que há várias estratégias e recursos que podem ser utilizados em uma edificação para este fim. Ela integra o grupo da Pró-Saúde, escritório de arquitetura com amplo know-how na área de edificações ligadas à saúde. Ela, aliás, usa de um projeto real executado pela equipe para dar alguns exemplos de uma edificação eficiente. “O projeto do Hospital da Unimed em Araxá (MG), idealizado por nós, possui várias destas estratégias de economia de recursos naturais, como aproveitamento de água de chuva para utilização nos vasos sanitários, utilização de placas coletoras de energia solar para aquecimento de água, utilização de produtos economizadores de água (tipo de válvula de descarga, torneiras, etc..), utilização de iluminação com lâmpadas led, utilização de ar condicionado com baixo consumo de energia, entre outros”, enumera.

Um dos recursos destacados por ela, as placas coletoras de energia solar, é uma forma inteligente de usar da energia solar para aquecer a água, reduzindo o uso da energia elétrica e, por consequência, trazendo economia. “A água passa pela placa solar e se esquenta, é armazenada num boiler e de lá é distribuída para consumo”, completa Ana Lúcia.

Estes e outros detalhes são pensados pelo grupo antes de projetar cada edificação hospitalar, ou mesmo em outros projetos. Com uma edificação eficiente, a economia será perene e, além disto, o meio ambiente será preservado.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://prosaude.arq.br/wp-content/uploads/2018/03/interna-fundo.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 370px;}