Plano Diretor de Projetos e Obras nas edificações e organizações hospitalares

Tendo como propósito o estudo dos problemas inerentes à relação das atividades médico-hospitalares e o espaço físico, o Plano Diretor tem por objetivo dirigir o crescimento da edificação hospitalar, constituindo-se num poderoso instrumento de desenvolvimento das organizações hospitalares.

Com um sólida experiência na recuperação física e funcional de hospitais, transformada numa “Metodologia de Projeto para a elaboração de Plano Diretor”, a diretora executiva da Pró Saúde, Mariluz Gomez Esteves, explica que esse processo tem início no conhecimento das necessidades da organização hospitalar de se reorganizar fisicamente para continuar a crescer.

“O Plano Diretor interessa não apenas aos hospitais estabelecidos com diversas edificações, fluxos e unidades comprometidos pela pressão do tempo, como também para os novos hospitais, nos quais as condições de crescimento podem ser previamente estabelecidas através deste instrumento de planejamento físico”, destaca.

Ela completa que por meio de diretrizes gerais e técnicas, mostradas por textos e desenhos ilustrativos, as etapas de execução são organizadas e o Plano Diretor ajusta cada novo projeto a um todo planejado de forma coerente, contribuindo para a reorganização de modernização dos hospitais. “Melhora fluxos, ajusta o zoneamento e compatibiliza as intenções do Planejamento Estratégico institucional com o edifício no qual a instituição funciona”, diz Mariluz.

Para ela, é possível afirmar que recuperar uma edificação hospitalar transcende o âmbito da arquitetura hospitalar. “Lidamos com redefinições que vão desde a inserção da organização hospitalar no sistema de saúde até os investimentos necessários para a incorporação tecnológica necessária ao cumprimento de seu novo papel junto à sociedade, garantindo a perenidade da organização e proporcionando os caminhos necessários para o aprimoramento constante”, conclui.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://prosaude.arq.br/wp-content/uploads/2018/03/interna-fundo.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 370px;}