Viabilidade econômica em serviços de saúde

Construir, reformar ou ampliar uma unidade de serviço de saúde implica, sempre, em investimento financeiro. Pela responsabilidade de tal ato, é impensável que se construa uma clínica, laboratório ou hospital sem que se faça, antes de tudo, um Estudo de Viabilidade Econômica. É um negócio e, portanto, oferta e demanda precisam estar ajustados.

“É fundamental planejar todo e qualquer investimento em um negócio, saber da demanda por aquele serviço e o retorno esperado. Neste sentido, através de ferramentas de consultoria é possível analisar regionalmente o sistema de saúde no qual o investimento será inserido, correlacionando aspectos históricos, geográficos, nosológicos e econômicos para compreender o cenário em que o investimento será implantado e traçar as estratégias de implantação”, descreve Mariluz Gomez Esteves, diretora da Pró-Saúde.

O objetivo principal deste trabalho é averiguar a viabilidade econômica e técnica para dar suporte na tomada de decisão dos investidores. “Ao longo desses 25 anos de trabalho da Pró-Saúde, desenvolvemos métodos para avaliar, dimensionar e elaborar projetos para implantação ou ampliação de Estabelecimentos Assistenciais e de Interesse a saúde. O foco é oferecer a este setor soluções de consultoria e projeto, desde a fundamentação das decisões até a elaboração dos projetos. Esta bagagem e estudo permitem que os investimentos sejam feitos de forma madura, com retorno e adequados ao cenário de cada local”, completa.

A segurança precisa estar por trás de toda decisão de investir em um empreendimento. Usar da multidisciplinaridade e do conhecimento específico de cada área é uma das formas de alcançar o pleno gerenciamento e vitalidade de um serviço de saúde.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://prosaude.arq.br/wp-content/uploads/2018/03/interna-fundo.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 370px;}