Viabilidade econômica em serviços de saúde

viabilidade economica hospital Viabilidade econômica em serviços de saúde

Construir, reformar ou ampliar uma unidade de serviço de saúde implica, sempre, em investimento financeiro. Pela responsabilidade de tal ato, é impensável que se construa uma clínica, laboratório ou hospital sem que se faça, antes de tudo, um Estudo de Viabilidade Econômica. É um negócio e, portanto, oferta e demanda precisam estar ajustados.

“É fundamental planejar todo e qualquer investimento em um negócio, saber da demanda por aquele serviço e o retorno esperado. Neste sentido, através de ferramentas de consultoria é possível analisar regionalmente o sistema de saúde no qual o investimento será inserido, correlacionando aspectos históricos, geográficos, nosológicos e econômicos para compreender o cenário em que o investimento será implantado e traçar as estratégias de implantação”, descreve Mariluz Gomez Esteves, diretora da Pró-Saúde.

O objetivo principal deste trabalho é averiguar a viabilidade econômica e técnica para dar suporte na tomada de decisão dos investidores. “Ao longo desses 25 anos de trabalho da Pró-Saúde, desenvolvemos métodos para avaliar, dimensionar e elaborar projetos para implantação ou ampliação de Estabelecimentos Assistenciais e de Interesse a saúde. O foco é oferecer a este setor soluções de consultoria e projeto, desde a fundamentação das decisões até a elaboração dos projetos. Esta bagagem e estudo permitem que os investimentos sejam feitos de forma madura, com retorno e adequados ao cenário de cada local”, completa.

A segurança precisa estar por trás de toda decisão de investir em um empreendimento. Usar da multidisciplinaridade e do conhecimento específico de cada área é uma das formas de alcançar o pleno gerenciamento e vitalidade de um serviço de saúde.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://prosaude.arq.br/wp-content/uploads/2020/08/PROSAUDE-TEMPLATE-01-1920x480-2.jpg);background-size: cover;background-position: left bottom;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}