Um grande hospital costuma ter mais de 1000 metros lineares de corredores! São muitos caminhos, bifurcações, portas, acessos restritos e áreas públicas… Um verdadeiro labirinto!

Garantir que médicos, funcionários e pacientes consigam se locomover por estes caminhos de forma assertiva e segura é uma das funções do projeto de comunicação visual.

Elaborado a partir do Programa de Identidade Visual da instituição, o projeto apresentará placas, textos informativos, totens, indicativos de direção, informações de segurança, entre outros. Serão organizadas espacialmente e graficamente todas as informações necessárias para que o hospital funcione da melhor maneira possível!

Por que contratar um arquiteto para fazer a Comunicação Visual do hospital?

Em uma grande instituição de saúde é essencial que todos consigam entender o ambiente e o local onde estão. Informações gráficas em placas, totens, avisos, etc, são um dos principais passos para este entendimento, garantindo a segurança e o bom desempenho de todos os serviços.

A primeira etapa para a comunicação visual se dá a partir da elaboração de um Manual de Identidade Visual, que deve ser desenvolvido por uma equipe de designers e comunicadores. Nesta etapa serão definidas questões como logomarca, paleta de cores e identidade da marca. Muitos clientes já possuem a identidade visual e podem ir direto para a próxima etapa.

Na segunda etapa, essa identidade será aplicada ao ambiente. Neste momento é fundamental que o projeto seja elaborado por alguém que entenda o edifício e seu funcionamento – no caso, o arquiteto! Desta forma é possível garantir que a comunicação visual esteja de acordo com o funcionamento do hospital, com o controle de acesso, com as normas de segurança e vigilância sanitária, com as questões de segurança predial, com o projeto de prevenção de incêndio, com o sistema viário da cidade, com as normas de acessibilidade e com as exigências dos órgãos de acreditação hospitalar.