Como você se sente dentro de um hospital? A forma como interagimos com o meio tem muito a ver com o visual e sensações que ele nos proporciona por conta de sua estrutura física. É por isso que o trabalho de ambientação dentro do edifício hospitalar vem ganhando maior visibilidade e sendo mais valorizado.
De acordo com a arquiteta Carolina Chedraoui, da Pró Saúde, a sensação de bem-estar humana é gerada quando o espaço físico oferece a estimulação positiva de forma moderada, ou seja, os níveis de estimulação não podem ser muito altos, mas também não podem ser muito baixos. “Se o nível de estimulação for muito alto, como o volume alto do som, uma iluminação muito intensa ou até uso cores vibrantes pode, ao invés de diminuir, aumentar o estresse. Entretanto se o nível sensorial é muito baixo, ou simplesmente não existe, o paciente estará favorável a sentimentos ruins ou depressão”, explica.
A equipe Pró-Saúde busca sempre o equilíbrio nos projetos de ambientação Hospitalar, incorporando elementos que criam uma distração positiva para os usuários, trabalhando a iluminação, painéis coloridos e elementos separados que em conjunto desenvolvem um ambiente aconchegante e receptivo.