Complexo Câncer Center| Guarapuava (PR)

png 2 Complexo Câncer Center| Guarapuava (PR)

O Câncer Center é um complexo especializado em oncologia que reúne no Hospital do Câncer setor de Radioterapia, Quimioterapia e abriga o Instituto para a Pesquisa do Câncer (IPEC). Será administrado pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, de Guarapuava (PR), e pelo Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba (PR). O projeto, no qual o nosso time de Londrina, coordenado pelo arquiteto Eduardo Nishitani em parceria com a Envereda Arquitetura estão desenvolvendo com muita dedicação.

WhatsApp Image 2020 10 13 at 09.48.161 Complexo Câncer Center| Guarapuava (PR)
O hospital e a radioterapia estão em construção. O primeiro será destinado ao atendimento de pacientes moderados e graves e terá 100 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de um centro cirúrgico. A radioterapia é inédita em Guarapuava e região e responde uma demanda antiga da população. O projeto do Câncer Center foi concebido para permitir que a ativação seja feita, primeiramente, pelos setores onde a ampliação dos serviços fossem mais urgentes. A primeira fase de inauguração aconteceu em julho desse ano, colocando em funcionamento a quimioterapia, no térreo, e o Instituto para Pesquisa do Câncer (IPEC), no pavimento superior.O ambulatório de quimioterapia conta com seis leitos de observação, sala de emergência, cinco consultórios e vinte poltronas em cabines individualizadas.

O instituto (IPEC) tem como missão desenvolver pesquisa básica e aplicada voltada ao diagnóstico, prognóstico e tratamento do câncer e doenças de base genética, além de promover a formação especializada em medicina de precisão. Foi criado para ser uma plataforma de pesquisa genômica com corpo técnico e clínico especializado, capaz de trabalhar com amplo portfólio de testes genéticos, com equipamentos e metodologias de última geração. Ele atuará em diferentes áreas, como oncogenética, neurogenética, cardiogenética e doenças raras.

Começo

Tudo começou a partir do Plano de Projetos e Obras desenvolvido pela Pró-Saúde junto com o hospital São Vicente de Paulo, uma das instituições que administrará o empreendimento. A estrutura original do hospital é datada de 1913, e não possuía capacidade de crescimento que comportasse os planos estratégicos de expansão. Com a contemplação de um acelerador linear pelo programa federal, que prevê a oferta de equipamentos para o tratamento contra o câncer, começou-se a concepção do novo prédio que abrigaria o hospital.

O Câncer Center foi concebido aos poucos. A ideia original previa ampliação do atendimento de quimioterapia – o hospital atende hoje cerca de dez mil pacientes gerais por mês e 1,2 mil pacientes oncológicos – e a construção da nova ala para radioterapia no qual se encontrará o acelerador linear.

O prédio, que já está em fase de execução, possui ao todo seis pavimentos. Os dois maiores lados dessa estrutura reúnem 100 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva, além do centro cirúrgico contendo seis salas modernas com equipamentos de última geração. Ele fica localizado em uma área de 20 mil metros que conta, ainda, com estacionamento amplo. A radioterapia, irá ocupar uma área de 776 metros quadrados, com capacidade para atender 70 pessoas por dia e fará parte desse grande complexo hospitalar.

WhatsApp Image 2020 10 13 at 09.48.15 Complexo Câncer Center| Guarapuava (PR)WhatsApp Image 2020 10 13 at 09.48.164 Complexo Câncer Center| Guarapuava (PR)WhatsApp Image 2020 10 13 at 09.48.162 Complexo Câncer Center| Guarapuava (PR)WhatsApp Image 2020 10 13 at 09.48.163 Complexo Câncer Center| Guarapuava (PR)

 

Your email address will not be published. Required fields are marked *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://prosaude.arq.br/wp-content/uploads/2020/08/PROSAUDE-TEMPLATE-01-1920x480-2.jpg);background-size: cover;background-position: left bottom;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}