O hospital é um organismo complexo em constante operação: Ao longo de um dia um grande número de pessoas passará por ali e os mais diversos serviços serão realizados. Médicos, enfermeiros, técnicos, funcionários, servidores, fornecedores, pacientes, visitantes, crianças, bebês, atendimento médico, serviços de hotelaria, lavanderia, restaurante, farmácia, diagnóstico, vigilância, estacionamento… O fluxo é intenso e durante 24 horas!

Como assegurar que esta movimentação aconteça sem que se coloque em risco a segurança de todos e o melhor funcionamento do hospital?

Um projeto de controle de acesso elaborado por profissionais competentes pode garantir que esta engrenagem mantenha-se em movimento com segurança e eficiência!

Controle de Entradas e Saídas

São inúmeras as estratégias de controle de acesso que podem ser escolhidas pelos gestores hospitalares: Crachás, tags adesivas, catracas inteligentes, leitura biométrica, portas eletrônicas controladas, entre outros. Analisando os procedimentos adotados no hospital e as características da equipe e do estabelecimento é possível elaborar um projeto que ofereça as melhores soluções e garanta a segurança de todos.

Segurança e Eficiência

Um bom projeto de controle de acesso garante que as entradas e saídas sejam controladas, mas também permite que o hospital funcione com segurança e agilidade. É essencial que se considere o funcionamento dos fluxos em casos de incêndios, calamidades ou outras emergências. Com uma equipe multidisciplinar formada por arquitetos, engenheiros, bombeiros, especialistas em segurança e profissionais da saúde é possível garantir que o controle de acesso esteja em acordo com todas as outras necessidades do hospital.

Gestão de Dados e Informação

Uma das mercadorias mais valiosas do mundo atual é a informação e com um projeto de controle de acesso integrado aos sistemas de informação hospitalares é possível aumentar a quantidade de dados coletados pelo hospital. Os mecanismos de controle associados a softwares e tecnologia de ponta permitem a criação de bancos de dados completos e atualizados com informações sobre profissionais e pacientes, garantindo assim um funcionamento cada vez melhor da unidade.

Acreditação Hospitalar

Buscada cada vez mais pelos grandes hospitais, a acreditação vem para avaliar e certificar a qualidade dos serviços prestados. A questão da segurança patrimonial hospitalar é um dos pontos avaliados por alguns dos principais órgãos acreditadores, como a Organização Nacional da Acreditação (ONA), a Joint Comission International (JCI), e a Canadian Council on Health Services Accreditation (Acreditação Canadense). Um projeto de controle de acesso elaborado de forma inteligente possibilita aos gestores um maior domínio sobre o funcionamento do hospital e, consequentemente, uma qualidade maior para os serviços prestados.