Mariluz 5 baixa

O que um hospital precisa para ser bem sucedido?

É comum pensarmos em um hospital como um local com estrutura apropriada para bem atender os pacientes. De fato, este é um dos tripés que levam um serviço de saúde ao sucesso. Mas de nada adianta ter um edifício hospitalar equipado e preparado para atender às necessidades do paciente se por trás disto não existir um planejamento, saúde financeira e gestão eficiente para aquele serviço que, como os outros, é também um negócio.

Pensar de forma estratégica é a base desta construção. “Os hospitais precisam ter estrutura física e tecnológica adequadas ao serviço que pretendem oferecer associado ao gerenciamento inteligente do negócio”, pontua a arquiteta Mariluz Gomez Esteves, diretora executiva da Pró-Saúde.

De acordo com ela, são três as necessidades básicas de um hospital. “Ele precisa ser funcional no que se refere à atenção aos pacientes, oferecendo segurança, qualidade e humanização; deve atender às obrigações inerentes à atividade, que é ininterrupta, e para isto a infraestrutura física e as instalações obrigatoriamente devem dar suporte à atenção médico-hospitalar; e há ainda as necessidades relativas à imprevisibilidade do segmento de saúde e também as atualizações constantes no que se refere à tecnologia e crescimento da edificação hospitalar. Sem estes pontos bem definidos e traçados estrategicamente, fica mais difícil alcançar os resultados almejados no curto, médio e longo prazo”, pontua.

Um projeto de sucesso está ligado ainda à presença de flexibilidade. “O planejamento hospitalar deve ser flexível para possibilitar adequações e adaptações no espaço sempre que houver modificações no atendimento e na tecnologia”, antecipa.

Para finalizar, controlar custos sem perder a qualidade é o desafio e a meta das instituições de saúde. “Planejar estrategicamente cada espaço e atendimento, fazendo uso racional dos recursos, é o caminho por quem quer ser bem sucedido”, finaliza Mariluz.

baixaETAPA 3 1 definitivo

Arquitetura hospitalar eficiente

Funcionalidade e beleza, segurança e atendimento humanizado, fluxo interno e externo em harmonia. Muitas são as exigências de um estabelecimento de saúde e cada vez mais cresce a atenção para a importância de um ambiente que propicie a melhora e plena recuperação do paciente, tendo a segurança, a eficiência e a obediência às normas como base de tudo isto.

“A arquitetura hospitalar tem como desafios atender às crescentes exigências do setor, incluindo necessidades dos profissionais da área da saúde e dos pacientes, projetando espaços funcionais, aconchegantes, seguros e com flexibilidade para seguir se adequando às exigências do setor que não param”, diz a arquiteto da Pró-Saúde Ana Lúcia Bagatin.

A palavra-chave é soluções! A arquitetura hospitalar vem para oferecer soluções de fluxo, segurança, humanização e flexibilização, pensando em projetos arquitetônicos que sejam eficientes tanto no curto como no longo prazo. “Hospitais têm plantas que se atualizam numa agilidade muito grande. Por isso, as estruturas devem ser pensadas para que a edificação não fique estagnada. Projetar atualizações e até a expansão de um hospital é tarefa da arquitetura hospitalar eficiente”, completa.

A atenção começa na estruturação do espaço, definindo áreas e suas dimensões e localizações, e segue até o acabamento. “Um hospital precisa ser constantemente higienizado, há locais de grande circulação de pessoas. É fundamental, por exemplo, utilizar materiais de acabamento e revestimento de fácil manutenção e limpeza”, cita a arquiteta.

A sustentabilidade também é outro quesito que ganhou força na arquitetura moderna e eficiente. Projetar espaços que potencializem os recursos naturais, como a luz do sol, possibilitam economia financeira e também refletem preocupação com o meio ambiente. “Água e energia, aquecimento e resfriamento de ambientes são exemplos de recursos que podem ter seu uso feito de forma inteligente”, pontua Ana Lúcia.

Há várias outras ferramentas utilizadas na arquitetura hospitalar, como estudo do fluxo de pessoas, projeto de instalação para áreas sujas e limpas de um hospital, layout de fachada. Em conjunto, estes conhecimentos elevam a eficiência, a beleza e a qualidade do serviço prestado em um hospital.